quarta-feira, 4 de maio de 2011

Locomotiva a Díesel

A
A Locomotiva a Diesel foi criada com o objetivo de efetuar viagens mais rápidas e de transportar grandes volumes de cargas. Teve mudanças completas em relação ao design sendo completamente diferente das Locomotivas a Vapor.

A locomotiva híbrida a diesel tem como finalidade puxar vagões de passageiros e combina um motor a  com a diesel e um motor elétrico, com o objetivo de poupar energia, sendo este um veiculo híbrido. É mais fácil alterar a velocidade num motor elétrico, do que num mecânico. Assim o motor de combustão interna mantém-se num regime estável, enquanto que as mudanças de velocidades fazem por meios elétrico-eletrônicos aos motores elétricos. Se apenas usasse motor de combustão interna, as caixas e a embreagem teriam que ser enormes, para serem robustas devido às potências em causa.
A cabine da locomotiva tem um sistema próprio de suspensão, para isolar o maquinista dos solavancos.


As locomotivas usam rodas de aço reforçado, para reduzir o atrito com o solo, o que reduz em grande medida o consumo de energia, tendo como única desvantagem, em relação aos pneus dos carros, uma menor tração. No entanto para resolver esse problema, as locomotivas levam um carregamento de areia, que descarregam em cima do carril uma fina camada, para que as rodas não rodopiem quando se faz o arranque. Esta técnica também usada para melhorar a travagem.

2 comentários:

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  2. O trem circula sobre a linha férrea, sendo assim ser impossível as rodas terem atrito com o solo.
    Nem sempre se usa a areia durante a arrancada.
    A loco é diesel elétrica e não hibrida, ou seja, o motor diesel gera a energia elétrica que alimenta os motores elétricos de tração.

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